quinta-feira, 30 de junho de 2011

DJ

Meninas, hoje estou aqui para falar de outro ponto importante no casamento: O DJ!

Geralmente no contrato do DJ está inclusa a estrutura da boite, a iluminação e o serviço (além de montagem e desmontagem). Já comentei sobre a importância da iluminação e nesse tópico tentarei esclarecer alguns pontos sobre o papel do DJ no casamento e as estruturas de boite mais utilizadas.


Um DJ é capaz de "construir" ou "destruir" uma festa. Pessoalmente, não acho que deve haver música no casamento e ponto. Valorizo a idéia de ter uma pessoa que saiba o que está fazendo nesse papel. Minha dica sobre o DJ é: conheça o trabalho, identifique-se com o perfil, analise o comportamento e somente depois de estar certa de que a sua festa vai bombar, feche contrato!



Sobre as estruturas de boite temos uma variedade grande de opções. A maioria dos convidados geralmente nem percebe a estrutura mas, nós, noivinhas atenciosas, fazemos questão de escolher entre a estrutura arqueada, cruzada, reta... O que importa é chegar na seua festa e encontar tudo do jeitinho que você sempre sonhou!




Outra questão importante que envolve o fechamento do contrato com o DJ é a iluminação e efeitos da boite. Esteja atenta ao que é adicionado ao contrato e questione sobre tudo o que lê. A maioria de nós desconhece os termos utilizados e os equipamentos necessários, então tirem todas as suas dúvidas!



As TVs de plasma são também parte do orçamento (geralmente à parte). Algumas pessoas consideram desnecessárias, outras um "a mais". Pessoalmente acho que ela dão um toque legal à estrutura!



Essa última é a estrutura mais bonita de todas na minha opinião. Foge bastante da proposta da estrutura em metal e dá um tom leve! Adorei!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Karina Ieno


Passei dias pensando sobre esse post. Não sobre sua  importância  ou o seu merecimento mas, sobre quais seriam as palavras certas a serem escritas nesse espaço. Gostaria que as melhores interpretações fossem extraídas e que todo o meu carinho e gratidão fossem transmitidos.

Karina é uma pessoa importante no mundo de "noivices" aqui em Salvador; poucas noivinhas não a conhecem ou nunca ouviram falar sobre ela. Karina é a responsável pela criação da nossa "bíblia casamenteira": o Guia para Noivas mas, seu valor como pessoa não está confinado às páginas do guia ou do site mas, à doçura, atenção, cuidado e amor com que trata todas as pessoas que estão ao seu lado (e até as que não estão).

Ainda não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e não preciso desse fato para saber de quem falo e o que falo. Todas as pessoas que a conhecem têm a mesma impressão e opinião sobre Karina e, mesmo não me conhecendo, ela foi de um carinho e atenção quando precisei de uma ajuda, que é bem difícil de se encontrar gratuitamente hoje em dia!

Karina, obrigada por tudo o que fez por mim de forma tão inteira e zelosa. Nós duas sabemos como eu estava angustiada mas, só eu sei da paz que senti por perceber que não estava sozinha, que tinha com quem contar! Não esquecerei nunca, pode ter certeza! Estou aqui para qualquer coisa que possa ajudar!

Beijo no coração e "felicidade e amor sempre"! :)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Iluminação


Muitas noivinhas não fazem idéia do papel da iluminação num casamento e por isso acho esse post fundamental! Uma boa iluminação é capaz de transformar o ambiente podendo fornecer um toque aconchegante, valorizar a decoração além de ser importantíssima para a equipe de fotógrafos, facilitando a obtenção de boas imagens!
 

A iluminação cênica deve ser explorada na igreja, tanto na fachada, quanto no seu interior, e no espaço de festas. É possível avaliar sem grandes dificuldades a diferença entre uma boa iluminação e uma disposição de luzes aleatória com pouco profissionalismo.
 

Atento a todas para a problemática da fiação. Uma boa empresa de iluminação tem o cuidado de tornar a fiação necessária o menos visível possível. Os fios devem estar discretos e jamais em pontos que possam provocar acidentes!



Válido, também, esclarecer que um gerador é de suma importância nesse contexto (assim como para a execução do som) e deve ser providenciado com empresa de confiança. Sugiro que o gerador seja testado antes do casamento para evitar maiores transtornos!


 
Enfim! Uma boa iluminação é tudo de bom no casamento, deixa o ambiente lindo e elegante, auxiliando de forma importante na composição da decoração! ;)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Chuva de arroz no casamento


Você sabia que a tradição de jogar arroz nos noivos teve origem na China? Pois é, contam que, há cerca de 2000 mil anos A.C., um Mandarim chinês desejou que o casamento da sua filha se desse sob uma "chuva" de arroz para evidenciar a sua riqueza, já que o arroz era símbolo de fartura. Lenda, ou não, o fato é que a moda pegou mesmo!!!

O arroz nos casamentos simboliza prosperidade, fertilidade, vida. Dessa forma ao jogar arroz nos noivos, os convidados estão desejando-lhes vida próspera e muitos filhos.

Na tentativa de inovar, muitas noivinhas tem optado pelos arroz tingidos com corantes (o que pode resultar em manchas nas roupas), arroz de coração, bolinhas de sabão, papel picado, pétalas de rosa e até borboletas (de verdade, pasmem!). Apesar de gostar das novidades, vou seguir a tradição mesmo! Quero meu arroz simples e tradicional de sempre!
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Decoração


Mais um dos grandes contratos do casamento é a decoração. Escolher a pessoa que vai deixar o seu casamento do jeitinho que você sempre sonhou não é MESMO uma tarefa fácil. É preciso muita atenção e cuidado ao escolher o decorador do seu casamento porque o perfil da pessoa deve parecer com o dos noivos e, para descobrir isso não basta uma simples entrevista, é preciso referência, conhecer o trabaho pessoalmente (você pode ir assistir a arrumação de um casamento antes que ele comece), ver fotografias!



 Se você é uma noiva detalhista, deve estar com um decorador que seja aberto a idéias e sugestões; se já viu algo que gostou em algum site ou casamento, guarde a fotografia ou anote em um lugar para que a possibilidade seja discutida ; vá começando a ter noção de cores e estilo (se clássico ou moderno) e sugestão-chave: faça um arquivo de fotos que você goste, assim, definir detalhes fica bem mais fácil!



Como já vi muita coisa nesse mundo "noivístico" sugiro que o contrato não seja fechado no primeiro contato, a menos que você já tenha analisado contratos de outras noivas previamente. Negocie sempre! Muitas vezes o preço é dado de acordo com a cara da cliente (se parece rica o preço é $$$, se parece pobre, o preço cai $). Logicamente que essa regra não se aplica a qualquer fornecedor, os mais honestos não se expõem a isso mas, não custa avaliar! ;)

Vou fazer minha decoração com Ana Portuguesa. Ela era dos fornecedores que já tinha decidido fechar antes mesmo da data do casamento!

Fotos: Renato Milani
          Josefa Coimbra
          Marcelo Souza
          

domingo, 12 de junho de 2011

Valentine's Day!!!!


Hoje é um dia dos namorados especialmente diferente, já que, é o meu último dia dos namorados como somente namorada! Não pretendo deixar de ser namorada nunca! Aquela coisa de fazer surpresa, comprar presente, sair pra jantar... Isso alimenta a relação! Os pais de um dos nossos padrinhos, casados há anos, sempre se apresentam nos lugares como "meu namorado", "minha namorada"! Acho tão apaixonado... Que sejamos sempre namoradas mesmo quando sejamos também esposas, mães, donas de casa, amigas...

Aproveitem o dia, meninas! ;)

sábado, 11 de junho de 2011

Bem casados!


O bem casado é uma da mais tradições mais antigas relacionadas ao casamento. Tem origem européia, possivelmente portuguesa, entre os séculos XVIII e XX. Sua receita sofreu mudanças ao longo dos anos e atualmente, o doce geralmente é feito de massa tipo pão-de-ló e recheio de doce de leite. 



O bem casado representa a união do casal através da cumplicidade e respeito mútuo. Como é composto de duas unidades unidos pelo recheio, retrata, de forma simbólica, que duas pessoas se tornam uma só.



"Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem casado será abençoado com a mesma sorte e felicidade no amor. Basta fazer um pedido antes da primeira mordida."




Os bem casados são lembrança tradicional e elegante num casamento, além de participar de forma importante na decoração do ambiente. A criatividade é o limite! 
A conta do número de bem casados geralmente é feita da seguinte forma: no mínimo 1 doce por convidado, no máximo 1,5 doce por convidado.

Coincidência, ou não, adoro bem casados, não deixo de comer nenhum dos que ganho de lembrança nos casamentos e sempre tenho um pensamento feliz na primeira mordida!

Fontes: http://www.guiaparanoivas.com.br/
            http://vivacerimonial.blogspot.com/
            http://casandoemsalvador.blogspot.com/
            http://www.fatimabemcasados.com.br/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Topo de bolo!


Todo mundo ADORA topo de bolo! Eles são um dos atrativos da festa e dão um toque especial de descontração. Os topos de bolo, ao contrário do que muitos imaginam, não vêm com o bolo no fechamento do contrato. Eles devem ser comprados à parte, com outro fornecedor, e nem sempre é fácil definir como ele deve ser, já que existem muitas opções de confecção: caricatura dos noivos, fofos, iniciais, contando a história do casal ou suas características... Enfim! Como a maioria das coisas em organização de casamento, o leque de variedades é semrpre enorme! Por isso, trago algumas opções para facilitar a vida das noivinhas que ainda têm dúvidas de como irão querer os seus (dica: os noivos adoram participar dessa parte)!

Caricatura dos noivos:



Contando a história do casal:

 


Características do casal:





Iniciais:



Fofos:




Diferentes:





Além dos topos de bolo tradicionais, há possibilidade de colocar flores ou laços, do próprio bolo no último andar, fica elegante e fino:

Com tanta variedade é mesmo muito difícil decidir, hein meninas?

Fontes: http://www.minhadocearte.blogspot.com/
            http://vivacerimonial.blogspot.com/
            http://www.guiaparanoivas.com.br/

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bolo de casamento

Embora goste mais dos modelos mais clássicos de bolo, trago algumas opções de bolos de casamento bem diferentes do tradicional:

Bolo de Cupcake:


Bolo decorado com macarons:


Bolo decorado com suspiros em formato de flores:


Bolo decorado com galetes de baunilha:


Bolo em tons de rosa:



Bolo de chocolate:



O bolo!


Tenho um tia que diz que depois da noiva, a segunda curiosidade do casamento é pelo bolo. Já li que o bolo deve ser proporcional ao espaço da recepção, que deve ser proporcional ao tamanho dos noivos, que deve estar em harmonia com a decoração... Cada fonte uma informação. Acredito que o bolo deva ser a cara dos noivos e ponto.

Já decidi com quem farei o meu: Kátia Pellegrini! Temos uma idéia (eu e o noivo) de como iremos querer mas, ainda não "batemos o martelo". Gostamos das opções mais tradicionais, clássicas, embora eu valorize as opções modernas!


O que muitas noivinhas e noivinhos não sabem é que aquele bolo lindo geralmente é uma maquete (meu noivo, em especial, ficou frustrado!). Algumas boleiras fazem um ou dois andares de bolo verdadeiro e os outros falsos, e outras optam por somente um pedaço de bolo verdadeiro, na maioria das vezes na base, para que os noivos cortem para a foto. O bolo que é servido para os convidados fica cortado na copa!